Casa do Cavalo Baio
Categoria:
Lugar





Descrição
A Casa do Cavalo Baio trata-se de uma construção de alvenaria de tijolos e embasamento em alvenaria de pedra, edificada no alinhamento, com um pavimento, sótão e porão. O assoalho do primeiro piso é feito de tábuas largas, a cobertura em duas águas com telhas alemãs. As aberturas na fachada principal são emolduradas por requadros de massa, vergas em arco pleno ou de meio ponto e bandeiras fixas.
História
Construída em 1870 pela família Suckow, teve como responsável técnico o construtor inglês Walter Joslin. O imóvel era usado como hospedaria e armazém de mercadorias trazidas em carroças por colonos e comerciantes que transitavam pela região.
Em 1944, a Casa foi comprada pela família Charvet, imigrantes franceses que se fixaram em Araucária, para instalar uma indústria produtora de fios e tecidos de linho.
O nome “Casa do Cavalo Baio” faz referência a um dos cavalos da família que se destacava pelo porte e beleza de sua pelagem baia (cor amarelada) que ficava ao lado da casa.
Em dezembro de 1978, a fim de proteger a Casa que estava exatamente no projeto de prolongamento da Avenida Archelau de Almeida Torres, a família Charvet solicitou seu tombamento junto à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Devido à importância histórica, aos aspectos arquitetônicos, ao pioneirismo em alvenaria no município e ao seu significado para a comunidade, a solicitação foi prontamente aceita.
Após o tombamento, o traçado da Avenida Archelau de Almeida Torres foi reformulado e atualmente tem início em frente ao imóvel. Um novo traçado que passa ao lado da Casa foi nominado Avenida Alfred Charvet.
Significados
A Casa do Cavalo Baio é ponto de referência para a comunidade local e faz parte da memória coletiva da região. Por ser um ícone da cidade, sua imagem é utilizada na divulgação das ações e eventos de cultura e turismo do município, deu nome à estação "tubo", bem como está presente em diversas fotos, ilustrações e
painéis que representam Araucária, tanto em espaços públicos como privados.
A Casa do Cavalo Baio faz parte do conteúdo de história do ensino fundamental das escolas do Município de Araucária e em diversas oportunidades recebeu estudantes e professores em visitas guiadas, bem como alunos de arquitetura na disciplina de restauro e patrimônio sendo tema de provas e trabalhos escolares.
Informações adicionais
Atualmente, restrito apenas ao porão da casa, é oferecido ao público de Araucária e região de Curitiba a possibilidade de consumo de produtos locais e valorizam o fazer artesanal.
Semanalmente ocorrem apresentações musicais de artistas locais, oficinas artísticas pontuais, além de um Bazar trimestral voltado para produtos locais, autorais e sustentáveis com ótima receptividade do público. Isso concretiza a pré-disposição e interesse da comunidade em ocupar cada vez mais o espaço da Casa do Cavalo Baio.
Localização
Av. Dr. Vítor do Amaral, 875 - Centro, Araucária - PR, 83702-040, Brasil
A casa esta localizada no centro de Araucária. Por seus aspectos arquitetônicos e por ser a primeira casa de alvenaria do município foi tombada pela Secretaria de Estado da Cultura, obrigando a avenida principal da cidade a desviar de seu caminho originalmente proposto.