top of page
Artisanal Baskets

O que é Patrimônio Cultural

A palavra patrimônio remete a herança, àquilo que recebemos dos nossos antepassados, dos nossos familiares. As referências familiares são parte de nós. Contudo, não convivemos só em família, nossas tramas de relações envolvem pessoas e grupos diferentes que se conectam por meio da proximidade, de interesses comuns, de visões de mundo parecidas e de práticas culturais que geram identidade comum. A nossa herança cultural pode estar ligada à nossa comunidade, à nossa cidade ou a algo que extrapole fronteiras administrativas.

As identidades culturais vão se desenvolvendo, se fortalecendo ao longo do tempo. Há elementos que se tornam importantes para a comunidade, para o seu convívio, para contar as suas histórias. Eles são o patrimônio cultural daquele grupo. Pode ser um edifício ou lugar que tem algum significado comum, uma história compartilhada, uma festa comemorada por muitos, um objeto importante, músicas, danças, saberes compartilhados de geração para geração.

É sempre coletivo, faz sentido para um grupo, conecta pessoas. São elementos tão importantes para o grupo que adquirem o valor de um bem — um bem cultural — e é por meio deles que o grupo se vê e quer ser reconhecido pelos outros.

Lugares

Alguns lugares possuem significados especiais. Experiências vivenciadas por grupos e comunidades neste lugar fortalecem os significados e valores associados a ele. São referências do dia a dia ou de momentos especiais, remetem às suas crenças ou locais de labor.

Pode ser uma feira, um bosque, uma cachoeira, uma praça, um templo ou local de culto, entre outros lugares.

Celebrações

Os grupos e comunidades têm diversos motivos para celebrar. São datas especiais que têm significado religioso, cívico, de lazer. As celebrações, em grande parte das vezes, passam de geração para geração e podem sofrer alterações ou mudar de lugar, mas a sua essência e o seu significado permanecem. Algumas celebrações acontecem em vários locais, mas cada um vai evidenciar características únicas na preparação, nas vestimentas, nas danças, nas comidas, nas encenações.

Pode ser uma festa cívica, o carnaval, uma celebração religiosa, a comemoração de ciclos produtivos, entre outras.

Saberes

Técnicas e conhecimentos próprios para produzir um produto ou realizar um serviço podem ser consideradas referências culturais. Os saberes, na maioria das vezes, têm relação com a forma com que grupos se relacionam com o meio em que vivem e as matérias-primas que estão à disposição.

Os saberes podem se relacionar com modos de construir, técnicas tradicionais, formas de fazer um prato de comida, instrumentos musicais, objetos artesanais, instrumentos de trabalho, métodos de cura (benzeduras e pajelanças, por exemplo).

Objetos

Objetos nos ajudam a contar histórias de comunidades e grupos, ajudam a compreender e descobrir como eram os modos de vida dos antepassados, de que maneira eles faziam coisas no seu cotidiano ou como trabalhavam. Eles podem ter significado em alguma celebração ou em algum culto. A ideia é cadastrar objetos ou coleções que tenham significado para um grupo.

Pode ser algo individual, como uma bandeira, um livro, uma imagem sacra, ou coleções, como fotografias, móveis, instrumentos de trabalho, entre outros.

Formas de Expressão

Uma comunidade ou grupo expressa a sua cultura de diversas formas — linguagem visual, encenações, expressões literárias, tradições orais. Desenhos, fotografias, esculturas, danças, teatro, procissões, lendas, mitos, orações, expressões regionais são algumas das formas de comunicar e expressar a identidade cultural de um grupo. Elas podem ter diferentes sentidos: religioso, artístico, de lazer, de resistência.

bottom of page