Ile Alaketu Ijoba Axe Oxum e Ogum
Categoria:
Lugar





Descrição
O Ile Alaketu Ijoba Ase Oxum Ogum é um templo religioso, uma roça de candomblé, um terreiro em Curitiba. Seu intuito é trabalhar a fé e a caridade no coração daqueles que procuram auxílio espiritual. Estamos abertos a receber a todos em nossa casa, sem nenhuma distinção, O ku abó!
Nossa casa foi fundada no ano de 1978, registrada no 1° Ofício de Registros de Títulos e Documentos, Registro Civil das Pessoas Jurídicas em Curitiba. Ao longo dos anos nosso terreiro, tornou-se forte referência na comunidade em Curitiba, pelas atividades religiosas praticadas, em trabalhos com entidades sociais, comunidades carentes, e também em diversas ações sociais.
História
Nosso Babálórixá Sadi T’ Osun, iniciou sua caminhada na umbanda na década de 70, meio a tempos difíceis da ditadura e muito preconceito. Existiam poucos terreiros em Curitiba, ouvindo o chamado da sua missão no ano de 1978 abriu sua casa chamada Centro Espírita Ogum Marinheiro (CEOM). Localizada, ainda hoje, o mesmo endereço no bairro do Xaxim em Curitiba, a sua inauguração se deu em uma linda festa de Cosme e Damião, entidades crianças que na umbanda ajudam as pessoas com sua inocência e doçura. Portanto, em toda festa de Cosme e Damião, comemora-se também o aniversário da casa.
No candomblé iniciou-se no ano de 1983, com o Babálórixá Antonio Silva de Oya, que era filho de aldomiro Costa Pinto de Xangô (pai baiano do Parque fluminense), ambos falecidos. Pai Baiano, foi iniciado na nação Efon pelo senhor Cristóvão lopes dos Anjos, no ano de 1949, mas tomou obrigações com mãe menininha do Gantois, passando para seu axé. Pai Sadi T´osun, após dar as obrigações de 7 anos (Odu-eje) aproximou se mais de Pai Baiano passando este a cuidar diretamente do seu ori. Com a ausência deles e depois de um bom tempo cumprindo luto, encontrou no Amigo Babalorixa Kaobakessy, alguém que pudesse cuidar do seu ori, e somar nessa caminhada de axé. Porém, o chamado do Orun também veio para o Pai Kaobakessy, e assim se encerrou este ciclo, deixando boas lembranças. Hoje o Zelador do Pai Sadi T Osun, chama-se Pai Pece o Oloriegbe da Casa de Oxumarê, nossa raiz.
Significados
Em nosso terreiro temos liturgias de umbanda e candomblé em dias separados, sendo um lugar de acolhimento espiritual. Nosso laço familiar é muito grande, e facilmente novos adeptos são bem acolhidos. Eles encontram nos braços dos mais velhos o carinho e de um pai ou mãe que talvez não tivesse, ou que hoje tem ausência. É um axé de família, e as crianças adoram participar das atividades religiosas.
É cuidando dos filhos(as) e de toda comunidade que nos prestigia com muito amor e dedicação, que nosso Babalórixá cuida dessa grande família e cumpre sua missão divina, de dar caminhos, luz, equilíbrio, direção, paz, vida nova, a todos que batem a esta porta.
Hoje em dia, ser candomblecista e umbandista é muito mais que fazer parte de uma casa de axé, é ser da religião em qualquer lugar que estivermos. A sociedade de hoje, apesar do tempo ter passado, pouco mudou em relação ao racismo e preconceito que tem com as religiões de matriz africana. Devemos nos
manter firmes nessa luta, buscando nossos espaços e direitos.
Informações adicionais
Localização
R. Cristiano Schmitz, 222 - Xaxim, Curitiba - PR, 81810-290, Brasil
Próximo à Linha Verde