Centro Cultural Villa Anna
Categoria:
Lugar




Descrição
Centro Cultural Villa Anna, Palacete Stalhke, que pertenceu ao major Henrique Stalhke, engenheiro que se notabilizou pela construção de pontes de madeira que antecederam as obras de arte dentre outras da estrada de ferro Paranaguá Curitiba, como o viaduto do Carvalho , por exemplo. Por volta de 1894 Stalhke instalou-se na localidade que mais tarde se tornaria Campo do Tenente, como uma serraria e olaria, ambos empreendimentos de grande sucesso e importância para o desenvolvimento local. Henrique Stalhke também empreendeu na cultura local, com a construção e manutenção de um clube e um cinema.
História
Residência da família Stahlke , edifício concluído em 1928, é um marco histórico do Paraná, no ciclo da madeira. Henrique Stalhke, veio ao Brasil, para construir pontes de madeira e se estabeleceu com madeireira e olaria na região que se tornaria Campo do Tenente, ambos empreendimentos de muito sucesso e com grande impacto nas questões econômicas , sociais e culturais da região. Através dele a localidade recebe luz elétrica de forma gratuita para toda população local. Hoje é um centro cultural que abriga várias atividade para o fomento das artes e ofícios.
Significados
Como Centro Cultural Villa Anna o espaço se transformou em um ponto cultural e turístico com influencia regional. Desde que existe tem sido referencia para a região metropolitana de Curitiba e até mesmo para o planalto Norte catarinense. Se ele deixasse de existir como tal seria um retrocesso enorme para a cultura e o turismo da cidade e regiaõ.
Informações adicionais
O Centro Cultural Villa Anna, se coloca o inteiro dispor para maiores informações e também para colaborar com esta brilhante iniciativa.
Localização
O local é um palacete construído em estilo Estilo neoclássico,
Avenida Miguel Komarchewski, 32, entrada da cidade acesso da PR 427 - Rodovia Antônio Lacerda Braga.