Ofício de Cantaria
Categoria:
Saber





Descrição
O ofício de Cantaria é um conhecimento ligado à arte de talhar blocos de rocha bruta em variadas formas, como sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos. De variáveis complexidades, são utilizados nas construções de edifícios, muros ou base para estátuas. Podendo apresentar formas desejáveis, como de animais, plantas, pedras preciosas.
História
A história conta que os primeiros imigrantes vindos da Itália, séculos atrás, traziam ofícios desconhecidos pelos habitantes de nossa região, entre eles a Arte da Cantaria - talha em pedra, matéria dura e seca, transformada em encanto. Eram os canteiros!
Pela beleza e durabilidade da pedra, foi muito bem aceita na construção de muros, calçadas, pavimentação de ruas, decoração em construções, entre outros. Desse modo, a cantaria tomou conta da região, onde hoje está estabelecido o município de Quatro Barras, tornando-se a principal atividade econômica dos moradores daquele povoado e, também, atraindo novos moradores, os quais, interessados no desenvolvimento e trabalho, penoso, mas farto, procuravam uma alternativa de geração de trabalho e renda.
Em 1961, com a emancipação política de Quatro Barras, a cantaria continuou impulsionando o desenvolvimento da região, mas, com a virada do século, vieram também as dificuldades. A necessidade de preservar o meio ambiente trouxe limitação à extração do granito, obrigando os canteiros a orientar
seus filhos a procurarem outra forma de sustento. Também foi nesse período que algumas indústrias se instalaram na região, enfraquecendo a cantaria e se tornando, com o passar dos anos e junto com o terceiro setor, a base da economia quatrobarrense.
Porém a Cantaria não desapareceu por completo! Transformou-se, atualizou-se, modernizou-se! Hoje, algumas pedreiras têm forma mecanizada de corte de pedra, o que não substitui a beleza do corte manual. Com persistência única, alguns canteiros continuam trabalhando, mantendo e abastecendo a memória: em pleno século XXI, a cantaria permanece viva em Quatro Barras, um patrimônio imaterial que merece atenção e respeito. O fulgor dessa arte se deve aos mestres que, tanto guardam e zelam o segredo do ofício, quanto generosamente a repassam às gerações que chegam.
Significados
Em Quatro Barras, a Lei nº 1.325, de 13 de maio de 2020 institui o "Dia do Canteiro".
Na semana que compreende o dia 30 de maio de cada ano, o Município deverá promover atividades educacionais e culturais de valorização da memória, da cultura e da tradição da Cantaria em Quatro Barras.
No dia 29 de maio de 2022, foi realizada a I Festa do Canteiro, a qual já é considerada pelos cidadãos como a maior festa realizada no município, reunindo milhares de expectadores. O evento foi um grande sucesso!
Informações adicionais
Localização
Quatro Barras, PR, Brasil
As pedreiras onde o saber CANTARIA é desenvolvido fica próximo ao Morro do Anhangava, localizado no Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba a apenas 20 minutos (de carro) da capital paranaense.