top of page

Dama de Ferro

Categoria:

Lugar

Descrição

Essa ponte é marco icônico de nossa paisagem. Situada na área rural de nosso município, chegou em nossas terras para realizar a ligação, da então Vila de Rio Branco com a antiga Colônia do Assungui, no ano de 1913 (hoje Município de Cerro Azul). Há várias histórias, lendas e contos que permeiam esta magnifica
ponte.

História

A ponte Dama de Ferro (ponte sobre o rio Piedade) encontra-se localizada na região de Pinta/Itupava, há 28km da região central de Rio Branco do Sul. Ela possui linhas tão elegantes que muitos a julgam oriunda da França. Porém, quase tudo indica que seja uma obra da tecnologia alemã. Sua história não deixa por menos, pois é ao mesmo tempo uma saga e uma anedota. Conta-se que chegou ali por engano, há mais de 100 anos, em 1913. A ponte estaria destinada a Rio Branco, no Acre, mas graças a um desses reveses alfandegários veio parar no Porto de Paranaguá, sendo construída em nosso município por ser na época, cidade homônima da Capital do Acre. Ali pode ter se iniciado a comédia de erros que levou a ponte a ser desembarcada na Rio Branco paranaense.
Documentos como o "Diário da Tarde" conceituado jornal da época de 1913, na edição do dia 27 de novembro de 1913, na quinta coluna e terceiro parágrafo, destaca sua construção e valor comercial e econômico para toda a região. Rio Branco do Sul passou por desmembramentos políticos, e por duas
emancipações distintas. Portanto, há muitas histórias e memórias que perpassam por suas barras férreas entrelaçadas, já que a mesma presenciou vários marcos de nossa história, durante todo esse seu tempo de permanência construtiva.

Significados

Esta ponte, comumente chamada de Dama de Ferro, desenvolve atualmente um importantíssimo ponto de referência histórica. Pois desde a sua construção, a mesma presenciou a Freguesia de Nossa Senhora do Amparo de Votuverava ser elevada a Município de Vila Rio Branco, depois sendo o mesmo foi dissolvido em 1937 e novamente emancipado em 1947 pela alcunha de Rio Branco do Sul.
É um importante ponto referencial econômico tanto no passado quanto no presente, uma vez que por mais de 100 anos foi utilizada para escoamento das produções agrícolas da região, como principal ligação entre a antiga Colônia do Assungui e nosso Município.
Nos tempos atuais ela é muito utilizada como ponto de encontro, área de lazer para os munícipes que habitam as proximidades e ponto turístico para todo o país, pois é em suas veredas que se realiza o Encontro dos Motociclistas da Rota da Princesa PR092 (rota que se originara pelo fato da presença e passagem da Princesa Regente Imperial Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança na década de 1870). Este encontro anual reuni Motociclistas de todas as partes do Brasil, sendo importantíssimo para a geração de renda local, já que este e outros eventos de incentivo ao turismo realizados pela gestão municipal dão ênfase em salientar a importância dos habitantes locais e a geração de renda para desenvolvimento econômico.
Além de estar presente nas memórias afetivas de nosso povo, por simbolizar uma época de glórias e de lutas árduas por nossa emancipação e por nossos direitos, principalmente o direito de pertencimento.

Informações adicionais

Essa ponte é marco histórico atemporal de nossa história, de nossas memórias e de nossa terra, precisa e merece ser tratada como tal.

Localização

XMQ6+Q6 Rio Branco do Sul, PR, Brasil

Links

bottom of page