top of page

Colônia Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra

Categoria:

Lugar

Descrição

Lugar construído ocupado por pessoas oriundas de parte da Itália e da Áustria (região do Trentino e de Tyrol, antiga Europa), hoje reconhecida como região da Província de Trento. Em Piraquara, o local é conhecido como Colônia Santa Maria, tendo sido fundada em 1878 com a chegada de 300 pessoas, fora
dividida em 66 lotes. Seus moradores descendem propriamente daqueles que vieram do Vale de Primiero e alguns vênetos das províncias de Treviso, Vicenza, Padova e Belluno.

Referência: TOMAZ, Antonio. Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra: 120 anos de história: genealogia / Antonio Tomaz, Ariel J. Thomaz. Curitiba: Editare, 1998.

História

Em Piraquara o local é conhecido como Colônia Santa Maria, seus moradores descendem propriamente daqueles que vieram do Vale de Primiero e alguns vênetos das províncias de Treviso, Vicenza, Padova e Belluno.
Fundada em 1878, com a chegada de 300 pessoas, a colônia foi dividida em 66 lotes. Quando os imigrantes chegaram nem todas as casas estavam prontas, nem todas as estradas abertas. Muitos colonos se alojaram num barracão. Mais tarde, construíram escola, igreja, cemitério e casas de comércio. Com o passar dos
anos os descendentes foram indo morar em outros lugares da cidade ou em outras cidades, em busca de trabalho e estudo. Atualmente poucas famílias ainda residem por lá, restando da estrutura da colônia a Igreja, o cemitério e algumas residências.

Significados

A importância do lugar para a cidade é a sua própria história de constituição. Se trata da história que foi construída por um grupo de pessoas, que contribuiu para a formação da cidade de Piraquara. Tornando-se um lugar de memória e de encontro anual dos descendentes das primeiras famílias. A este encontro, foi dado o nome de "Festa Trentina".

Informações adicionais

Localização

R. Nova Tirol, sn, Piraquara - PR, 83306-230, Brasil

Links

bottom of page